Resumo
O Governo do Estado do Acre, através do Decreto nº 519 de 23-10-87, delegou poderes ao Instituto de Pesquisa, Ensino e Produção Historiográfica do Acre para coordenar a Comissão encarregada de elaborar o Projeto e Implantação do Sistema Estadual de Arquivos. Foi programado o "I SEMINÁRIO PARA ESTUDOS DO SISTEMA DE ARQUIVOS DO ESTADO DO ACRE", visando sensibilizar administradores e contando com presença significativa da Dra. Celina do Amaral Peixoto Moreira Franco - Diretora-Geral do Arquivo Nacional - e da Assessoria da Arquivista Daise Aparecida de Oliveira - do Arquivo Histórico do Município de São Paulo. Subsidiando tal evento, foi efetuada amostragem da situação dos Arquivos das Secretarias de Estado, a partir da aplicação de questionário tabulado nos seus principais itens, além de pesquisa da Estrutura Organizacional do Poder Executivo do Acre. Dos estudos da Comissão originaram-se o Projeto e o Cronograma de Atividades do mesmo, que deverão ser analisados e posteriormente apreciados pela Assembléia Legislativa, para fins de aprovação. A partir desta experiência, outros Estados podem tomar essa iniciativa, adequando-se aos seus recursos humanos, necessários à tão relevante atividade que deve ser considerada prioritária nos planos de ações dos dirigentes das Instituições Públicas.