Resumo
Pretendo apresentar o programa de ação que tornou efetiva a política de gestão de documentos na Administração Direta do Estado de Minas Gerais. Através de convênio firmado com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG, o Arquivo Público Mineiro implementou o projeto “Informação e Memória - Gestão e Preservação do Patrimônio Documental Público do Estado de Minas Gerais”. Esta foi, sem dúvida, uma experiência pioneira na definição de um modelo de aproximação entre o Arquivo e a administração pública. É importante salientar que o Arquivo Público Mineiro não recebe documentos desde 1937. Neste sentido o projeto foi estruturado de acorda com a realidade vivenciada pela administração e arquivo públicos e as necessidades decorrentes desta situação. Desta forma, fez-se necessário a implantação de uma política de recolhimento do acervo documental acumulado que permanecia em suas instituições de origem bem como a padronização e a racionalização das atividades arquivísticas na administração pública, transformado o recolhimento ao Arquivo Público Mineiro em rotina. As etapas que compõem o trabalho serão desenvolvidas posteriormente de acordo com os seguintes tópicos: Diagnóstico da situação documental dos órgãos da Administração Pública Estadual Direta, sediados em Belo Horizonte; Identificação e cadastramento; Histórico das mudanças na estrutura organizacional dos órgãos pesquisados; Sensibilização da Administração Pública; Elaboração do plano de classificação de Documentos por assunto e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo para as atividades mantenedoras da administração pública estadual; Atos Legais; Elaboração do Manual de Redação Oficial. Estes trabalhos serviram para desenvolver uma consciência arquivística na Administração Pública Estadual e já começa a dar os primeiros frutos.