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Extensão universitária e formação em arquivologia: análise da experiência do Projeto Tratamento Técnico, Conservação e Restauro do Jornal O Espírito Santo
Extensão universitária e formação em arquivologia: análise da experiência do Projeto Tratamento Técnico, Conservação e Restauro do Jornal O Espírito Santo
O Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX) vem buscando viabilizar a institucionalização da extensão universitária pública. Neste trabalho, apresentamos uma reflexão das contribuições do Projeto de Extensão Tratamento Técnico, Conservação e Restauro do Jornal o Espírito Santo na formação acadêmica e profissional dos estudantes de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A pesquisa baseou-se em dados coletados dos 48 relatórios elaborados pela equipe e pelos estudantes voluntários e bolsistas de extensão envolvidos com o projeto, no período de 2007 a 2009. Analisamos as práticas desenvolvidas no projeto em relação à dinâmica pedagógica curricular do processo de formação e produção do conhecimento do curso de graduação em Arquivologia da UFES. Conclui-se que as práticas desenvolvidas, as parcerias feitas com organizações da sociedade civil, a articulação com o poder público e o relacionamento com o ensino e a pesquisa, envolveu docentes, discentes e comunidade externa de forma dialógica, possibilitando a formação técnica do estudante integrada à realidade, habilitando-o a criar e responder a desafios no campo da preservação de acervos, gerar tecnologias apropriadas a reformatação de fontes de informação e produzir conhecimento.