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Documentos audiovisuais como produtos das imagens tecnológicas: inserções histórico-teóricas na Arquivologia
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Título
Documentos audiovisuais como produtos das imagens tecnológicas: inserções histórico-teóricas na Arquivologia
Resumo
Este estudo justifica-se devido à necessidade de o gênero documental audiovisual ser reconhecido e tratado como documento de arquivo, uma vez que o tema é pouco difundido e discutido dentro da Arquivologia quanto à inclusão deste nos processos de gestão documental. Para isso, abordam-se os aspectos gerais dos conceitos históricos e teóricos das imagens tecnológicas, a fim de compreender diferentes assimilações e incorporações de documentos audiovisuais (produtos das imagens tecnológicas) nos Arquivos e na Arquivologia; também se apontam novos desafios para tais documentos no ambiente digital. A pesquisa é caracterizada por ser de natureza qualitativa, do tipo descritivo-exploratória, visto que busca debater aspectos conceituais e históricos referentes a imagens tecnológicas e à sua relação com documentos audiovisuais na arquivologia. Como resultado, verificou-se a importância da compreensão dos conceitos teóricos e históricos das imagens tecnológicas, bem como seus produtos e suas características, rumando ao entendimento sobre como lidar com documentos audiovisuais em ambiente de arquivo, seja analógico ou digital. Assim, considera-se a importância de se reconhecer o caráter de arquivo dos documentos audiovisuais em ambiente analógico e dos documentos digitais em formato de vídeo, neste caso, em ambiente digital, uma vez que tal compreensão evita equívocos nos processos de gestão documental aplicada.
Relacionado à Obra
Organizador(es)
Associação de Amigos do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina | Departamento de Ciência da Informação - Universidade Federal de Santa Catarina
ISSN ou ISBN
0103-3557
ISSN
0103-3557
Sumário
Artigos
Período
jul./dez.
Volume
32
Número
65
Páginas
1-23
Ano
Link Principal
Link do Artigo
Categoria
Local
Outro Idioma
Title/Título/Titre
Audiovisual records as a result of technological images: historical-theoretical insertions in Archival Science
Abstract/Résumé/Resumen
This study is justified due to the need for the audiovisual documentary genre to be recognized and treated as an archival record, since the topic is not widespread and discussed within Archival Science when it comes to inclusion in record management processes. For this, the general aspects of the historical and theoretical concepts of technological images are approached in order to understand different assimilations and incorporations of audiovisual records (products of technological images) in Archives and Archival Science, as well as pointingout new challenges for such records in the environment digital. The research is characterized bybeing of a qualitative nature of the descriptive-exploratory type, since it seeks to discuss conceptual and historical aspects referring to technological images and their relationship with audiovisual records in Archival Science. As a result, it was verified the importance of understanding the theoretical and historical concepts of technological images, as well as their products and characteristics, moving towards the understanding of how to deal with audiovisual records in an archive environment, whether analog or digital. Thus, it is importantto recognize the archival character of audiovisual records, in an analog environment, and of digital records in video format, in a digital environment, since such understanding avoids mistakes in the processes of applied record management.
key words/Mots-clés/Palabras clave
Archival record | Archival Science | Audiovisual records | Digital video formats | Technological images