As organizações privadas utilizam inúmeras estratégias para se destacarem no mercado, pois esse ambiente é competitivo. Redução de custos, eficiência administrativa, otimização de colaboradores e processos são elementos contributivos para uma companhia manter-se e posicionarse no mercado. O setor de marketing, por sua vez, torna-se altamente acionado nas companhias para contribuir com esse cenário competitivo, porque dialoga diretamente com os consumidores e, uma das estratégias que tem sido utilizada para reafirmar e consolidar produtos e serviços é a construção e divulgação da memória institucional, que visa levar ao conhecimento dos consumidores a trajetória vivida por determinada companhia. A memória proporciona emoções, sentimentos e recordações de um tempo vivido, podendo ser coletiva e/ ou individual. A memória institucional busca acionar esses elementos nos consumidores. Em âmbito institucional, a memória deve proporcionar a preservação daquela parte mais representativa de sua memória. Diante desse cenário, apresenta-se como questão problema desta pesquisa: quais são os benefícios da implantação da gestão documental em documentos fotográficos para a contribuição com a construção da memória institucional? Identificar os benefícios de acessar os documentos fotográficos no momento de construir a memória institucional é objetivo geral norteador da presente pesquisa. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica tendo em vista os principais autores que abordam a temática. Como principal resultado aponta-se que a gestão documental aplicada a documentos fotográficos não somente contribui com a construção da memória institucional como impulsiona esse fazer, porque torna o documento fotográfico organizado, acessível para qualquer uso inteligente.