-
Desafios e conquistas da profissão: relato de experiência nos arquivos do Instituto Federal de Sergipe – IFS
- Voltar
Metadados
Miniatura
Título
Desafios e conquistas da profissão: relato de experiência nos arquivos do Instituto Federal de Sergipe - IFS
Autor(es)
Resumo
As organizações públicas e privadas,armazenam um volume considerado de documentos produzidos no decorrer de suas atividades. Para otimizar esse armazenamento, atualmente são realizadas soluções que buscam uma efetiva recuperação de informações, agilizando seu processo natomada de decisão. Adificuldade em recuperar a informação, para auxiliar no processo decisório das organizaçõesé o principal motivo derecorrerem aos profissionais da área de Arquivologia. A pesquisa em tela, objetiva desenvolver um sistema de banco de dados na linguagem MS Accessna empresa da rede varejista de medicamentos na cidade de Londrina/PR,descrevendo e recuperando a informação da Massa Documental Acumulada(MDA)no decorrer das atividades das organizações. Como metodologia foi utilizada a norma vigente no pais a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE)a partir de suas áreas.Após a implantação do banco de dados, concluiu-se que a utilização da NOBRADE para a descrição da massa documental da empresa é um instrumento fundamental no processo de tomada de decisão, pois o documento gerado pela empresa pode ser recuperado com rapidez e precisão.
Palavra-Chave
Descrição > Descrição Arquivística | NOBRADE | Recuperação > Recuperação da informação
Relacionado à Obra
Natureza
ISSN ou ISBN
2318-6186
ISSN
2318-6186
Sumário
Relatos de Pesquisa
Período
jan./jun.
Volume
3
Número
1
Páginas
45-64
Ano
Categoria
Local
Outro Idioma
Title/Título/Titre
REVIEW ARCHIVE: building a database system for information retrieval
Abstract/Résumé/Resumen
Public and private organizations store a volume considered documents produced in the course of their activities. To optimize this store, they are currently performed solutions that seek an effective information retrieval, streamlining its process in decision making. The difficulty in retrieving information to assist in decision-making organizations is the main reason for resorting to professionals Archival area. The research in question, aims to develop a database system on MS Access language in a company's retailer of drugs in the city of Londrina / PR, describing and retrieving information from the Mass Document Cumulative (MDA) in the course of the activities of organizations. The methodology we used the current regulations in the country the Brazilian Standard for Archival Description (NOBRADE) from their areas. After the database deployment, it was concluded that the use of NOBRADE to describe the mass of documents of the company is a key tool in the decision making process because the document generated by the company can be retrieved quickly and accurately.