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Curadoria educativa em arquivos-museus literários: reflexões iniciais
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Título
Curadoria educativa em arquivos-museus literários: reflexões iniciais
Autor(es)
Resumo
Compreendidos como lugares de memória e/ou espaços científicos e culturais, os “arquivos-museus literários” brasileiros são unidades de informação de missão e valores engajados com a preservação e disseminação da memória da Literatura e doseu patrimônio documental; para tanto, recolhe, trata e divulga acervos cuja proveniência são personalidades da “arte da palavra”. Objetivamos revisitar suas práticas documentárias pelas vias da curadoria educativa, da experiência (ação cultural) e da construção (arte-educação), de modo a concebê-las como estratégias de mediação e democratização do acesso à informação/arte. Trata-se de um recorte teórico, documental, exploratório e qualitativo; onorte interdisciplinar da Arquivologia com a Museologia fez-se essencial ao processo investigativo, para fins de assimilação quanto à natureza do “documento”, não outro, senão o “documento de arquivo-museu” que, pela ótica curatorial, tem seus valores probatório, testemunhal, artístico e patrimonial, tendo como foco, sobretudo, a acessibilidade. Em síntese, registramos nossas primeiras impressões da relação entre a curadoria educativa, o arquivo-museu, a arte-literária e o acesso à informação.
Palavra-Chave
Acessibilidade | Curadoria > Curadoria educativa | Patrimônio > Patrimônio Documental
Relacionado à Obra
Natureza
ISSN ou ISBN
2318-6186
ISSN
2318-6186
Sumário
Artigos de Revisão
Período
jan./ jun.
Volume
6
Número
1
Páginas
67-79
Ano
Categoria
Local
Outro Idioma
Title/Título/Titre
Educational curatorship in literature archive-museums: Initial reflections
Abstract/Résumé/Resumen
Comprehended as places of memories and/or scientific and cultural spaces, the Brazilian “literary archive museums” are information unities whose mission and values are engaged with preserving and disseminating our Literature’s memory and its documentary heritage; thus, they accrual, process and diffuse the record groups whose provenance are personalities of the literary arts. In this text, we have aimed at revisiting their documentary practices through the keys of educational curatorship, experience (cultural action) and construction (arts-education), in order to make them out as strategies of mediation and democratization of access to information/arts. The interdisciplinary guidance between the Archival and Museum Sciences has been essential throughout the investigative process, for a matter of assimilation regarding the nature of the “document”, no other but the “archival-museum document”, which by the curatorial perception, has it probative, testimonial, artistic and patrimonial values emerged, and tend, withal, to accessibility. In summary, we have registered our first impressions concerning the relation of educational curatorship, the archive-museum, the literary arts and the access to it.
key words/Mots-clés/Palabras clave
Accessibilit | Documentary Heritage | Educational Curatorship