Além de possibilitar a formação do profissional cidadão, a extensão universitária credencia-se, cada vez mais, junto à sociedade, como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes. Com vistas ao aprendizado acadêmico das práticas secretariais, o projeto de extensão Assessoria Executiva em Arquivos procurou incentivar os acadêmicos do curso de Secretariado Executivo a disseminar conhecimentos pertinentes às técnicas de arquivamento por meio da assessoria nas organizações. Nesse sentido, um processo de assessoria executiva foi implementado nos arquivos de um departamento de uma universidade pública do estado do Paraná e, a partir do projeto citado, indagou-se: Como a assessoria em arquivos pode contribuir para a formação do profissional de secretariado executivo? Esse questionamento direcionou para o objetivo geral deste artigo, que foi relatar a percepção dos acadêmicos de Secretariado Executivo de uma universidade pública do Paraná durante a participação do Projeto de Extensão Assessoria Executiva em Arquivos. Os objetivos específicos do estudo foram: a) identificar as percepções acadêmicas a respeito da experiência da assessoria em arquivos; e b) evidenciar o profissional de secretariado executivo como gestor documental nas organizações. Para tanto, a partir de um estudo de caso, a pesquisa contou com uma metodologia qualitativa e de natureza descritiva, em que foram coletados relatos dos discentes participantes do projeto a partir da técnica de observação participante, da triangulação dos dados e da análise de conteúdo. A assessoria prestada evidenciou que a prática do secretariado possibilita ao profissional de secretariado executivo orientar e acompanhar a implementação de planos de arquivo, além de compartilhar seus conhecimentos adquiridos no ambiente acadêmico.