Resumo
Os programas ditos “educativos" informatizados, em sua maioria, têm se utilizado de estratégias de Ensino/instrução. Este trabalho apresenta uma proposta de desenvolvimento de um protótipo de programa que estimula o usuário a refletir sobre questões relacionadas, direta ou indiretamente, à área de Registros e Informações em Saúde. Para este fim, desenvolve-se uma abordagem baseada na educação crítica, onde o conteúdo técnico está subordinado ao contexto social e leva em consideração a experiência do sujeito na construção do conhecimento. Objetivo geral: dar suporte às atividades educativas na área de Registros e informações em Saúde (no Curso Técnico em Registros de Saúde (no Curso Técnico em Registros de Saúde ou cursos congêneres e no Programa de Descentralização do mesmo curso). Objetivos específicos: Estimular o uso da informática pelos alunos do Curso Técnico em Registros de saúde (CTRS) como ferramenta de trabalho e de construção de conhecimento; estimular os estudos nos alunos do CTRS a partir de um ambiente agradável; difundir conhecimentos acumulados pelo grupo de trabalho através de ambiente cada vez mais utilizado pelos profissionais em serviço. Utiliza-se uma ferramenta de autoria para desenvolver um programa em hipermídia (navegação entre textos, imagens e sons), abrangendo, além do conteúdo técnico, poesia, música, artigos de revistas, jornais e imagens que auxiliem na problematização dos temas abordados. A opção pela área de Registros e Informações em Saúde deve-se à experiência dos profissionais envolvidos neste tema e à necessidade de desenvolvimento de uma proposta transformadora em ambiente interativo informatizado para os profissionais da área, os alunos dos cursos e ao Programa de Descentralização do Curso Técnico em Registros de Saúde.