Resumo
Este artigo propõe reflexões sobre imagens fixas – fotografias e similares – e imagens em movimento – filmes em geral – pertencentes a acervos institucionais, sejam arquivos, bibliotecas, centros de documentação, memória e informação. Tais reflexões são apresentadas segundo uma abordagem pelo viés da memória. Trata, portanto, da importância das instituições custodiadoras e mantenedoras de acervos fotográficos e fílmicos; dos aspectos comunicacionais da rememoração por imagem pelos indivíduos; e dos aspectos informacionais do tratamento da memória imagética nos acervos. O impulso inicial que justifica nossas colocações é a observação dos resultados finais do projeto “Documentos Audiovisuais, Informação e Memória: identificação de acervos fotográficos e fílmicos no Distrito Federal”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que mapeou a produção e a acumulação de registros audiovisuais no Distrito Federal, abrangendo a cidade de Brasília, nesta primeira fase. Os tópicos elencados foram extraídos de anotações feitas durante a realização do “II Seminário Aberto do Grupo de Pesquisa Imagem, Memória e Informação (IMI) – Encerramento do Projeto IMI/CNPq”, entre os dias 17 e 21 de outubro de 2016, para o qual programamos um seminário, uma exposição fotográfica e uma mostra de filmes (CINIMI), entre outras atividades. Levamos aos participantes os seguintes assuntos: a importância do tema memória, que foi estudado ao longo dos 36 meses de trabalho não só pelos pesquisadores envolvidos, mas principalmente pelos estudantes de graduação (Iniciação Científica); a relevância do tema patrimônio audiovisual, sobre o qual nos debruçamos igualmente com o fito de focar com mais acurácia a abordagem pretendida na pesquisa de campo; o percurso metodológico empreendido por 14 estudantes de iniciação científica; e, finalmente, o coroamento de todo este trabalho coletivo, nos resultados alcançados com a pesquisa como um todo.