Resumo
O arquivista, responsável pela gestão de documentos, também assume funções gerenciais como coordenação de grupos, resoluções de conflitos, relacionamento interpessoal, os quais demandam habilidades comunicativas. A comunicação depende de linguagens verbais e não verbais para que efetivamente se concretize. Considerado mediador da informação, do documento, o profissional precisa estar apto para compreender as diversas formas de expressões corporais, quer seja as de seus usuários, quer sejam as próprias. Nessa linha deraciocínio, objetivou-se evidenciar a importância da comunicação não verbal, como os gestos, as entonações e o uso do espaço nas ações do arquivista. Atualmente, com a necessidade de utilizar máscaras faciais devido a Covid-19, tornam-se ainda mais necessárias investigações a respeito da gestualidade no contexto arquivistico. Por intermédio de estudo bibliográfico, sem delimitação temporal ou de suportes, constatou-se a estreita relação entre o sucesso da interação e o conhecimento acerca dos códigos não verbais no ambiente profissional. A escassez de produções a respeito da práxisarquivística sob a ótica não verbal, também foi um aspecto evidenciado. Como conclusão, sugere-se que a comunicação não verbal do profissional de arquivos seja foco de estudo juntamente com os conhecimentos técnicos e científicos que sustentam a profissão.