Anais do IV Congresso Nacional de Arquivologia "A Gestão de Documentos Arquivísticos e o Impacto das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação"
Autor(es)/Organizador(es)
Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo; Executiva Nacional das Associações Regionais de Arquivologia
Capítulo da obra
O campo da preservação audiovisual: reflexões e perspectivas
Autor(es) do Capítulo
FREIRE, Rafael de Luna
Resumo
O campo da preservação audiovisual se desenvolveu a partir sobretudo da década de 1930, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, em parte como decorrência da criação de Museus e Cinematecas que entendiam o cinema como objeto artístico (fosse como a “sétima arte” ou a principal expressão da arte moderna), valioso documento histórico ou importante instrumento de propaganda. A consolidação desse campo e a constituição de sua expertise foi consequencia da experiência prática e empírica desses profissionais e suas instituições ao longo das décadas. Obviamente, o estatuto ambíguo do cinema como “arte-indústria” informou a reflexão e as práticas da preservação audiovisual, sobretudo com a crescente conscientização dos estúdios e produtoras cinematográficas – além das emissoras televisivas – do ativo comercial representado pelos seus arquivos. Além de uma breve contextualização histórica, a palestra levantará questionamentos atuais acerca da relação entre original e obra recorrentes na preservação de objetos e documentos audiovisuais, assim como trará indagações oriundas de uma “nova história do cinema” que coloca em relevo a exibição cinematográfica e sugere tratar o cinema como “evento”.
Palavras-chave
Preservação Audiovisual. Museus e Cinematecas. História do Cinema
Sessão
II Encontro de Arquivos Audiovisuais - Mesa 2: Políticas de preservação e conservação preventiva
Publicação não possui texto e não informa a paginação. Os artigos do evento constam da coleção Anais do IV Congresso Nacional de Arquivologia "A Gestão de Documentos Arquivísticos e o Impacto das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação", na categoria Eventos Científicos.