Anais do IV Congresso Nacional de Arquivologia "A Gestão de Documentos Arquivísticos e o Impacto das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação"
Autor(es)/Organizador(es)
Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo; Executiva Nacional das Associações Regionais de Arquivologia
Capítulo da obra
Da prática arquivística tradicional à nova disciplina aplicada no campo da Ciência da Informação
Autor(es) do Capítulo
RIBEIRO, Fernanda
Resumo
Confronta-se a prática arquivística tradicional, no quadro do paradigma historicista, custodial e tecnicista, posto em causa pela emergência da Sociedade da Informação, digital e em rede, com uma nova visão em que a Arquivística é pensada como uma disciplina aplicada do campo da Ciência da Informação. Esta abordagem passa pela caracterização do novo paradigma pós-custodial, informacional e científico, pela fundamentação teórica e metodológica da Ciência da Informação e pelo enunciado das implicações que tais fundamentos têm no desenrolar da prática arquivística, nos mais diversos contextos orgânicos. Ilustra-se esta perspectiva em curso com exemplos de investigação aplicada no campo dos arquivos, como forma de evidenciar a diferença que o novo olhar produz, à luz da Ciência da Informação, quando se trata de uma intervenção profissional no domínio da organização e da representação da informação, com vista a um acesso adequado aos comportamentos informacionais dos utilizadores, na era digital em que vivemos.
Palavras-chave
Arquivística. Ciência da Informação. Organização da informação. Representação da Informação
Publicação não possui texto e não informa a paginação. Os artigos do evento constam da coleção Anais do IV Congresso Nacional de Arquivologia "A Gestão de Documentos Arquivísticos e o Impacto das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação", na categoria Eventos Científicos.