Inserida na relação das disciplinas de tratamento da informação, a classificação de documentos como parte da gestão de documentos constitui uma das ferramentas utilizadas na recuperação da informação, assegurando a guarda, preservação e o compartilhamento das informações. As pesquisas publicadas, em relação ao ensino da classificação ainda são insuficientes para satisfazer a necessidade de adequação da metodologia de ensino aplicada no ensino da classificação. Além da ausência de uma formulação de práticas pedagógicas voltadas para formação de alunos aptos para lidar com a gestão de uma massa documental acumulada presente nos arquivos. Isso ocorre pelo fato das turmas serem cada vez mais numerosas, compostas por alunos com diferentes níveis de aprendizado, dificultando a realização de um acompanhamento mais efetivo em relação a sua aprendizagem e a identificação das principais deficiências. Tendo em vista essas lacunas/deficiências encontradas na metodologia tradicional de ensino de classificação, apresentamos nesse trabalho uma ferramenta computacional que possibilita ao mediador humano observar, atender e monitorar um grande número de alunos, em atividades voltadas para a classificação de documentos. Buscando nivelar as aprendizagens em curso e entender em que medida os alunos sistematizam as técnicas de classificação. Os resultados alcançados em uma Experiência realizada no âmbito da disciplina de Classificação de Atividades Econômicas (CNAE), oferecido pelo Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) são satisfatórios. Mostram que é possível os alunos realizarem mais exercícios e o professor acompanhar melhor identificando o seu desempenho e suas deficiências em relação ao conhecimento de classificação.