Resumo
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência realizada em 2009 sobre a metodologia utilizada para a construção da proposta do Guia do Arquivo e do Plano de Classificação para o Condomínio do Edifício XXX. Este trabalho se justifica, dentre outros motivos, pelo disposto na lei 4.591/1964 (Lei do Condomínio) e na lei 10.833/2003, além de outras legislações pertinentes que tratam da competência do síndico com relação à guarda de documentos. Nesse contexto, a gestão dos documentos arquivísticos estará entre as inúmeras funções realizadas pelos gestores de condomínios que necessitam, como qualquer outro organismo, zelar por seus arquivos, como um caminho para a eficiência e a transparência na administração do condomínio. Para isso, devem ser implantados instrumentos que auxiliem na organização, circulação, controle, manutenção, descrição e acesso ágil e preciso aos documentos arquivísticos, independente da troca de síndicos ou da empresa contratada para gerir a documentação do condomínio. Assim, este trabalho é destinado, principalmente, a profissionais da área arquivística, mas acredita-se que também seja de interesse dos condôminos, principalmente aqueles que exercerão cargos de síndicos, de diretoria e de conselheiros, e demais profissionais ligados ao assunto ou a empresas terceirizadas para a gestão de documentos de condomínios.