Resumo
O incentivo à educação à distância no Brasil vem ocorrendo no contexto da expansão do ensino superior. Considerando o contexto de expansão da oferta de Cursos de Graduação em Arquivologia no país (de oito para 16 cursos nesta década) devido as metas do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), bem como da inserção do ensino arquivístico no ensino à distância, cabe refletir sobre o emprego do marketing arquivístico. O Curso de Especialização Gestão em Arquivos da Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, foi criado em convênio com a Universidade Aberta do Brasil. O primeiro edital de seleção, para uma turma de 50 alunos, no Pólo São João do Polêsine, foi divulgado em julho de 2007. Aprovada nova edição da especialização, com três turmas, abrangendo também a região Noroeste do Rio Grande do Sul – Pólo Cruz Alta e Pólo Três de Maio, verificou-se a necessidade duma ferramenta de divulgação específica, optando-se pelo informativo em versão digital, a qual foi aprovada pelo Colegiado do Curso. A primeira edição do Informativo LIGA (Laço Informativo da Gestão em Arquivos) foi publicada em abril de 2009, coordenada por aluno da primeira turma, com um aluno representante por pólo na equipe de editoração. Entre seus principais objetivos estão a divulgação das pesquisas desenvolvidas que resultam em monografias, as atividades desenvolvidas nos pólos, bem como entrevistas com docentes do curso e alunos que integram o referido curso.