Resumo
Os usuários de arquivos buscam suprir suas necessidades informacionais no decorrer de suas pesquisas, sejam estas para determinados trabalhos ou para conhecimento próprio sobre a região em que residem. No Arquivo Histórico do Município de Florianópolis os usuários tendem, durante suas visitas, investigar assuntos relacionados à história de sua cidade, da sociedade ou de familiares. Sendo assim, este artigo é resultado de um trabalho de conclusão de curso e tem como objetivo geral conhecer o Arquivo Histórico Municipal de Florianópolis e seus usuários. Os objetivos específicos consistem em: a) investigar o perfil do usuário e suas necessidades informacionais; b) caracterizar os tipos de documentos do acervo; e, c) analisar a infraestrutura física e o mobiliário do arquivo. Para isso, quanto aos objetivos, utilizou-se a pesquisa exploratória e descritiva, os procedimentos técnicos envolvem pesquisa documental e bibliográfica, e a forma de abordagem dos dados fundamenta-se em pesquisa qualitativa e quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram compostos por fichas de cadastros dos usuários do arquivo. Os resultados da pesquisa apontam que os usuários, na maioria das vezes, são estudantes que buscam por assuntos do século XIX e XX referentes à cidade de Florianópolis ou aos patrimônios históricos da cidade, como exemplo, o Mercado Público. Verifica-se, ainda, a necessidade de verbas para manutenção de infraestrutura e contratação de Arquivistas para a instituição.