O presente trabalho teve por finalidade realizar um estudo sobre as atividades de extensão nos cursos de graduação, a pesquisa foi realizada em sete universidades da região sul do Brasil, todas as informações foram retiradas a partir dos Currículos e/ou Projetos Pedagógicos disponíveis na web. O estudo destacou a importância das Atividades Curriculares Complementares como sendo este um componente essencial para a integralização do currículo acadêmico. Na metodologia, as informações foram constituídas em tabelas com o nome dos cursos de graduação divididos em bacharelado e licenciatura e a carga horária das atividades curriculares complementares correspondentes. Num segundo momento da pesquisa, procurou-se investigar se os cursos de graduação apresentam atividades de extensão e se especificam o que consideram sobre estas atividades. Como identificação, as universidades serão representadas no trabalho pelas letras: A, B, C, D, E, F e G. Entre os principais resultados pode-se destacar 318 cursos de bacharelado e 121 de licenciatura. Ainda se destaca que 373 (85%) dos cursos apresentam Atividades Curriculares Complementares (ACC’s), e 66 (15%) não as apresentam.