Resumo
Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise da função de classificação de documentos na Fundação Nacional do Índio –FUNAI. A FUNAI é o órgão indigenista oficial do Estado brasileiro, sendo a coordenadora e principal executora da política indigenista. Partiu-se de uma avaliação do plano de classificação das atividades meio e finalística da instituição, e levantamento e estudo dos documentos políticos normativos. Para alcançar tais objetivos, foi primeiramente realizada uma avaliação do plano de classificação com base na metodologia proposta por Sousa (2004), posteriormente foi feito um levantamento dos documentos políticos normativos institucionais, como: Lei e Decreto de criação, estatuto institucional, regimento interno e organograma, dos quais se identificou as funções e atividades executadas. Com base nessas informações foi possível correlacionar com as classes e subclasses do plano, vistoque essas, teoricamente, deveriam representar tais estruturas hierárquicas. Consequentemente, apresentamos diretrizes para a atualização dos respectivos instrumentos, para que se aproximem do que dispõe a teoria arquivística. Em suma, espera-se que este trabalho possibilite a reflexão sobre os instrumentos de gestão de documentos, particularmente o plano de classificação, que se configura enquanto sine qua non para uma eficiente gestão documental.