Proposta de aperfeiçoamento do modelo conceitual para Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis (RDC-Arq) para auditoria e certificação a partir da comparação com o modelo de critérios Trustworthy Repositories Audit & Certification: Criteria and Checklist (TRAC)
Autor(es)
ANDRADE, Fábio Lopes de; CHAGAS, Cíntia Aparecida
Resumo
Analisa comparativamente os requisitos das Diretrizes para Implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis, normativa elaborada pelo Conselho Nacional de Arquivos, e os critérios da publicação Trustworthy Repositories Audit & Certification: Criteria and Checklist para preservação digital no longo prazo. Utilizando o Método Comparativo, investigaram-se os seguintes dispositivos presentes em ambos os modelos de critérios: seção/conjunto, grupo e requisito. Buscaram-se critérios funcionalmente equivalentes, de forma a agrupá-los baseando-se nas semelhanças com que requisitos e critérios tratam as ações de preservação. Observou-se que os requisitos das Diretrizes para Implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis desempenham ações de preservação semelhantes às prescritas pelos critérios Trustworthy Repositories Audit & Certification: Criteria and Checklist. Conclui-se que este último é uma alternativa viável para auxiliar na implantação, auditoria e certificação de repositórios arquivísticos no contexto brasileiro.
Palavras-chave
Auditoria e certificação de repositórios confiáveis: Critérios e lista de verificação. Preservação arquivística digital no longo prazo. Auditoria e certificação de repositórios digitais confiáveis.