Os conceitos da Diplomática vêm sendo revisitados e apresentam uma nova configuração dentro do debate contemporâneo das tecnologias da informação (TI’s). Como revisitá-la em termos de metodologia de ensino? As TI’s são usadas cotidianamente para os mais diversos fins, sendo um dos principais meios para o relacionamento interpessoal. Dessa forma, essas ferramentas não podem ser ignoradas no âmbito educacional, onde a utilização apenas de meios tradicionais de ensino leva à falta de interesse dos estudantes, causado pela inadequação dos conteúdos e estratégias de ensino às realidades individuais. A disciplina Diplomática e Tipologia Documental (DTD), ministrada na Universidade de Brasília (UnB), iniciou, no 1º semestre de 2009, o uso de blogs como um mecanismo de interação professor– aluno e aluno-aluno. O corpo discente tem a oportunidade de postar em seus blogs os trabalhos feitos em sala ou fora dela, além de comentar os trabalhos dos outros grupos e discutir sobre os mais variados temas relacionados com a Arquivologia e sua aplicabilidade a diversas áreas, analisando filmes e reportagens atuais sob a ótica da diplomática, aproximando a disciplina ao dia-a-dia dos alunos. Os blogs permitem a quebra das fronteiras físicas, ampliando o ambiente de discussão, no qual os alunos podem opinar, discordar, relatar experiências e ter acesso a outras fontes de pesquisa, construindo conhecimento em rede.