Início > Coleções > Arquivística > Elaboração de um manual de gestão de documentos finalísticos para uma instituição de saúde: o caso do Instituto Evandro Chagas.
Elaboração de um manual de gestão de documentos finalísticos para uma instituição de saúde: o caso do Instituto Evandro Chagas.
O presente trabalho apresenta as ações desempenhadas na elaboração do Manual de Gestão dos documentos finalísticos do Instituto Evandro Chagas – IEC. Em 2013, durante o período de estruturação do Setor de Arquivo - SEARQ, percebeu-se a necessidade de tratar arquivisticamente os documentos produzidos e recebidos pelo Instituto, porém o mesmo não contava com um Manual de Gestão que contemplasse o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade referente aos seus documentos finalísticos. Diante desse cenário, em 2017, iniciou-se as atividades para a elaboração dos instrumentos de gestão documental tendo como subsidio a metodologia sugerida pelo Manual denominado “Como elaborar Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos: atividades-fim” do Arquivo do Estado de São Paulo (2005). Entre as principais ações destaca-se o levantamento documental realizado em todas as unidades do IEC que contemplassem as atividades de pesquisa, vigilância em saúde e/ou ensino (finalísticas) no intuito de compreender o contexto de produção e o fluxo desses documentos. O artigo apresenta os resultados do estudo realizado antes e durante o levantamento documental ao apresentar as funções e atividades do IEC e a relação dos mesmos com os documentos produzidos, além de sua materialização no instrumento de gestão proposto.